top of page

17 de ago. de 2023

Secretaria de Educação e em parceria com empresa AES Brasil, incorpora em sua rede de ensino o projeto Geração+

O projeto consiste na implantação de hortas e composteiras em escolas municipais, além de oficinas lúdicas com os alunos e capacitação dos profissionais de educação.


Inicialmente implantado nas escolas de ensino fundamental Professor Benedito Modesto de Paula, Professora Ricarda de Paiva Lima Berzin e Guido Dante, o projeto beneficiará diretamente 265 crianças.


“Como sujeitos interativos e ativos no processo de construção de conhecimento, esses alunos levarão esse aprendizado adiante, aos seus familiares e amigos, disseminando uma nova cultura ambiental, de relação dos seres vivos com o meio ambiente”, celebrou a secretária de Educação, Samanta Bontorim, destacando, também, que a ação é 100% patrocinada pela AES Brasil, portanto a custo zero para os cofres públicos.


O gestor de resíduos sólidos e orgânicos, Diego Rizzo, foi o responsável por lançar a semente desse conhecimento. Segundo ele, as minhocas são as grandes responsáveis pela aceleração do processo de compostagem, uma vez que se alimentam do resíduo orgânico, transformando-o em um adubo rico em nutrientes, conhecido como húmus.


“Nossa experiência tem sido potente e muito proveitosa, pois, como estão em formação, as crianças geralmente são abertas ao novo, para tudo aquilo que tem relevância e faz sentido. Nessas condições, elas são capazes de absorverem e interiorizarem as novas informações com muito mais facilidade e profundidade, passando a ter um olhar agroecológico em todas as suas inter-relações”, explicou o educador, que também ministrou o curso de compostagem orgânica cantando, ao som do pandeiro.


“O Floema Musical é um método lúdico de ensino, um projeto sonoro de educação ambiental com composições autorais sobre diversos temas que compõem e permeiam a agroecologia”, explicou ele, que elogiou a parceria com o poder público. 


“A Prefeitura de São Pedro está de parabéns! É sempre muito potente essa parceria entre o poder público e a iniciativa privada, que combina a educação e o meio ambiente”. 



bottom of page