top of page

12 de jun. de 2024

Inteligência Artificial: tecnologia é tema de debate na rede municipal de ensino

Voltada aos alunos do último ano do ensino fundamental, a série de palestras foi concluída na última terça-feira, 11

A Prefeitura de São Pedro, por meio da Secretaria de Educação do município concluíram, na terça-feira, 11, uma série de palestras sobre Inteligência Artificial, ministradas aos alunos do último ano do ensino fundamental da rede municipal de ensino.


As palestras vão servir também de material de apoio para o tema deste ano do concurso de redação EPTV na Escola: “Inteligência Artificial: aliada ou inimiga do nosso futuro”, voltado aos alunos das escolas públicas das redes municipal e estadual, do EJA (Educação de Jovens e Adultos), do Serviço Social da Indústria (SESI) e escolas particulares, desde que estejam no último ano do Ensino Fundamental.


Os alunos que participam e são selecionados ganham uma visita aos estúdios da emissora. E os dez melhores trabalhos de cada região ganham prêmios e viram tema de reportagens, que são produzidas com a participação dos alunos vencedores e exibidas nos telejornais. Os professores orientadores e a escola do primeiro colocado também são premiados.


Para Ivan Ramalho Monteiro, responsável pela palestra, mais do que a produção de bons textos, a série de palestras pretende estimular nos alunos uma reflexão aprofundada sobre o assunto e com aplicações voltadas para a vida cotidiana.  


“Por isso, a nossa preocupação em promover um bate-papo mais lúdico com os alunos, algo interativo, com exemplos práticos e cotidianos, de forma a estimular o envolvimento e a participação de todos no debate”, explicou ele, que se mostrou bastante satisfeito com o resultado. “Com exemplos práticos, consegui mostrar para eles que a inteligência artificial é uma tecnologia neutra, ou seja, que pode ser usada para o bem ou para o mal, depende da intenção de quem está por trás da ferramenta”, acrescentou.


Como exemplo, uma aplicação que se utiliza de dados da pessoa para calcular sua longevidade; outra que cria conteúdos convincentes que permitem disseminar fake news de forma eficiente e imperceptível; e um aplicativo de inteligência artificial que produz conteúdos de imagens, textos, músicas e vídeos, bastando para isso um simples comando de texto e voz e alguns segundos para sua execução.


“Muitos acreditam que a inteligência artificial é coisa de ficção científica. Mas ela já está entre nós e nem percebemos. Utilizamos cotidianamente, em sites de comércio eletrônico, que nos sugerem os produtos que temos de comprar e em aplicativos que nos indicam o melhor caminho, os filmes que devemos assistir, entre outras tantas coisas”, acrescentou Ivan Monteiro, especialista no assunto.


As palestras foram ministradas de 4 a 11 de junho para 15 turmas das escolas municipais Professora Ondina Mendes Parreira; Gentila Iolanda da Silva Frare; Professora Maria de Fátima Amaral; Professor Abdala Rahal Farhat Neto; Professora Ricarda de Paiva Lima Berzin; Professor Benedito Modesto de Paula; Guido Dante; Iracy Bertochi; Dr. Celso Silveira Mello e Gustavo Teixeira.

bottom of page