23 de mai. de 2024
Educação leva contação de histórias para a casa dos alunos
O projeto “Leitura em Família”, que neste ano oferece pastas com leituras de Ziraldo, cria as condições necessárias para que os pais também contem histórias para seus filhos, auxiliando-os na criação do hábito da leitura
A literatura tem um papel muito importante no processo de desenvolvimento infantil. Com essa visão, há quatro anos a Prefeitura de São Pedro, por meio da Secretaria de Educação, lançou o projeto “Leitura em Família” na rede municipal de ensino, voltado para os bebês (Berçário) até as crianças de 6 a 10 anos (Fundamental I).
De acordo com a coordenadora geral da Educação Infantil, Karina Leme Gonçalves, a cada ano o programa traz alguma inovação. As novidades deste ano são duas: as pastas, distribuídas aos alunos, contendo um livro paradidático e uma caixa de giz de cera, e as leituras escolhidas, do cartunista, desenhista, jornalista, cronista e chargista brasileiro, Ziraldo. A “contação de história” também é realizada periodicamente pelos professores nas escolas.
Mas o objetivo central do “Leitura em Família” é que os pais também possam contar as histórias para suas crianças, a fim de que, além do hábito de leitura, seja estimulado também um vínculo maior entre a família,a escola e os professores.
“É comprovado empírica e cientificamente, que a leitura contribui para o desenvolvimento da imaginação, do foco, da atenção e do aspecto socioemocional da criança”, diz a coordenadora.
Após a leitura, a criança é estimulada a desenhar, da maneira que quiser, sobre a história ouvida. E pode, ainda, pintar o desenho de um rosto impresso em um papel de acordo com o que ela achou da história. “E a pasta contém, ainda, um papel para que os responsáveis anotem tudo o que consideraram importante nesse momento de leitura em família”, acrescenta a coordenadora, que celebra o resultado do projeto, destacando dois comentários e avaliações dentre os vários já recebidos dos pais dos alunos.
Resultados
Juliana Adorno
“Obrigada pela oportunidade de fortalecer o vínculo com a minha filha. Nesse projeto, criar memórias afetivas é sempre muito importante para nós.”
Bruna Ferreira e Matheus Artuzo
“A Olívia amou a nossa reunião para a leitura. Ficou muito feliz e prestou muita atenção na história. Bateu palmas em alguns momentos e sorriu bastante. Muito bom esse momento em família”.