4 de jul. de 2023
Alunos da da EMEB “Professora Gentila Iolanda da Silva Frare” realizaram uma visita monitorada a Serra do Itaqueri
Nos dias 27 de junho e 03 de julho de 2023 os Professores de Geografia, Lucídio Leite Junior e de Educação Física, Mateus Aparecido Stahl da EMEB “Professora Gentila Iolanda da Silva Frare” realizaram uma visita monitorada a Serra do Itaqueri com os alunos do 8º e 9º ano. A coordenadora da Unidade Escolar, Denise da Silva Medeiros e as coordenadoras da Secretaria Municipal de Educação, Rita Trindade e Rita Reich participaram do passeio com os alunos e professores. O passeio pedagógico teve a interdisciplinaridade muito bem desenvolvida, vejamos alguns assuntos abordados:
O Geossítio Mirante do Morro do Fogão se situa na divisa dos municípios de Itirapina e São Pedro, em um dos pontos mais altos da Serra do Itaqueri, com 1.100 metros de altitude e 450 metros de desnível. Localizado no limite da escarpa da região de Cuestasarenito-basálticas, separa as províncias geomorfológicas: Depressão Periférica e Planalto Ocidental Paulista, sendo importante para a visualização e a compreensão dos aspectos do relevo.
A partir do mirante, tem-se uma vista panorâmica das planícies onde se localizam os municípios de São Pedro, Águas de São Pedro e Piracicaba. O mirante pode ser acessado de carro por estrada de terra e não há controle de visitação. Habitualmente, é ponto de parada de ciclistas e praticantes de trekking, de paraglider e de asa delta. O local oferece uma moldura para fotografias e um painel com informações sobre o local, além de contar com um trailer que comercializa bebidas e comidas.
Já o professor de Educação Física trabalhou a Unidade Temática: Práticas Corporais de Aventura na Natureza, desenvolvendo as seguintes habilidades: (EF09EF19) Explorar diferentes práticas corporais de aventura na natureza, respeitando o patrimônio natural e minimizando os impactos de degradação ambiental. (EF09EF21) Identificar as características (equipamentos de segurança, instrumentos, indumentária, organização) das práticas corporais de aventura na natureza, bem como suas transformações históricas.
O trabalho interdisciplinar é a produção teórico/prático que traz a vivência dos conteúdos ministrados em sala de aula, utilizando-os como fator de integração e complementaridade entre os diversos objetos de estudo.